
É muito comum as pessoas relacionarem os cabelos brancos com descuido. Afinal, vivemos em uma sociedade que não permite que a mulher envelheça com dignidade e é extremamente apegada aos conceitos de juventude como sinônimo de vitalidade, produtividade, força e beleza. Então, qualquer sinal de envelhecimento, como rugas e cabelos brancos, é tratado como algo negativo e que deve ser evitado. Enquanto homens mais velhos são vistos como maduros, experientes e até charmosos, as mulheres vivem eternamente tentando não envelhecer.
Mas (ainda bem) tem surgido um movimento de aceitação do envelhecimento feminino como algo natural e bonito. E um dos passos para isso é assumir os fios grisalhos. Afinal, apesar de não passarem uma imagem de jovialidade, os cabelos brancos podem agregar outras características positivas ao visual, como modernidade, poder, ou até um ar cool e mais alternativo.
Só que, para afastar a imagem de cabelo branco como sinônimo de descuido e falta de vitalidade, precisamos ter cada vez mais referências de mulheres que assumiram as madeixas grisalhas e continuaram muito estilosas. Por isso eu criei uma pasta no meu perfil no Pinterest cheia de referências maravilhosas. Clica aqui para conferir.
Mas gostaria de destacar dois aqui:
Meryl Streep: quer uma imagem mais elegante e poderosa do que a personagem Miranda em O Diabo Veste Prada? Quase impossível.
Jojo Mourão: super jovem e cheia de fios grisalhos, a Jojo adotou recentemente o visual total cabelos brancos. E segue maravilhosa e cheia de estilo.
Cuidados com os fios
A mudança para os cabelos brancos requer uma atenção especial. É preciso cuidado com a exposição ao sol e também com a utilização de produtos certos, para que os fios não fiquem amarelados.
Outro ponto importante é que os cabelos brancos reduzem o contraste da pessoa, que é a diferença entre claro e escuro que todo mundo tem. Com isso, a mulher pode ficar com o semblante um pouco mais abatido, o que implica na necessidade de cuidados com a maquiagem e cores certas das roupas.
Normalmente, quem tem as peles frias (mais rosadas) se adaptam melhor ao processo. E as peles mais amareladas (quentes), costumam estranhar mais a mudança. Mas isso não significa que não devam fazer. Basta reforçar a utilização de maquiagem, acessório e terceiras peças que harmonizem com a cor da pele.
Para saber se sua pele é quente ou fria o ideal é fazer a análise de coloração pessoal. Ela vai te ajudar a saber as melhores cores para harmonizar com a sua beleza.
Fuja dos padrões
O objetivo deste post não é criar mais uma ditadura da beleza, em que todo mundo deve assumir os cabelos brancos. E sim incentivar aquelas pessoas que se sentem obrigadas a pintar sempre o cabelo a se libertarem dessa pressão.
Comentários
Postar um comentário